Dez dicas para um coração saudável
Nossos cardiologistas aqui em Brasília te ajudam a ter um estilo de vida saudável. Veja como tornar seu coração mais saudável.
Aqui estão 10 hábitos que você pode ter para cuidar do seu coração.
Desista de fumar
Se você é um fumante, fuja desse hábito. É a melhor coisa que você pode fazer pela sua saúde cardíaca. Fumar é uma das principais causas de doença coronariana . Um ano depois de desistir, o risco de um ataque cardíaco cai para cerca de metade do risco de um fumante.
Pratique exercícios
Ficar e permanecer ativo pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas. Também pode ser um ótimo impulsionador de humor e stress buster. Faça 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada a cada semana. Uma maneira de atingir esse objetivo é fazendo 30 minutos de atividade em 5 dias por semana.
De olho no seu peso
Estar acima do peso pode aumentar o risco de doença cardíaca. Adote uma dieta saudável e balanceada com pouca gordura e açúcar , com muitas frutas e vegetais, combinada com atividade física regular.
Fibras
Coma muita fibra para ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca – tenha pelo menos 30g por dia. Coma fibra de uma variedade de fontes , como pão integral, farelo, aveia e cereais integrais, batatas com as peles e muita fruta e vegetais.
Reduzir a gordura saturada
Comer muitos alimentos que são ricos em gordura saturada pode aumentar o nível de colesterol no sangue. Isso aumenta o risco de doença cardíaca. Escolha cortes mais finos de carne e produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite com 1% de gordura, sobre o leite integral (ou integral).
Frutas e verduras
Coma pelo menos 5 porções de uma variedade de frutas e vegetais por dia. Eles são uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais.
Reduzir o sal
Para manter a pressão sanguínea saudável, evite usar sal na mesa e tente adicionar menos à sua comida. Cuidado com os altos níveis de sal em alimentos prontos. A maior parte do sal que ingerimos já está nos alimentos que compramos. Verifique os rótulos dos alimentos – um alimento é rico em sal se tiver mais de 1,5 g de sal (ou 0,6 g de sódio) por 100 g. Os adultos devem ingerir 1 colher de chá por dia.
Coma mais peixe
Coma peixe pelo menos duas vezes por semana, incluindo uma porção de peixe oleoso. Peixes como sardinhas, salmão e sardinha são uma fonte de gorduras ômega-3, que podem ajudar na proteção contra doenças cardíacas. Mulheres grávidas ou amamentando não devem ter mais de 2 porções de peixe oleoso por semana.
Beba menos álcool
Não esqueça que o álcool contém calorias. Regularmente beber mais do o recomendável pode ter um impacto perceptível em sua cintura. Tente manter os limites diários recomendados de álcool para reduzir o risco de problemas graves com a sua saúde, incluindo riscos para a saúde do seu coração.
Leia o rótulo de comida
Ao fazer compras, é uma boa ideia olhar para o rótulo da embalagem de alimentos e bebidas para ver quantas calorias e quanto de gordura, sal e açúcar o produto contém. Entender o que está na comida e como ela se encaixa com o resto de sua dieta o ajudará a fazer escolhas mais saudáveis.
Ah! Tem uma dica extra: não deixe de procurar um cardiologista. Nossos médicos estão na Medcor Brasília prontos para te atender e fornecer a você a melhor recomendação para uma vida saudável.
A Medcor Brasília fica no Sudoeste, Brasília, na CLSW 105, Bloco A, Salas 37 a 39.
Posts Relacionados
Por que devo procurar um cardiologista?
Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que as doenças...
Café faz mal para o coração? Saiba o que é mito
Essa é uma pergunta muito frequente nos consultórios e sempre respondo que...
Como manter meus rins saudáveis
Além de cardiologistas, nosso corpo clínico é composto por dezenas de...
Aviso: atendimento suspenso por causa da Covid-19
Para garantir a saúde dos nossos colaboradores e dos nossos pacientes, a Medcor...