Como manter a saúde em dia e o coração forte
A dica é simples: uma boa alimentação e exercícios físicos regulares são as melhores maneiras de evitar ou retardar o aparecimento de doenças, não só do coração.
Mas qual seria uma dieta saudável? Uma alimentação baseada em alimentos de bom valor nutritivo, como cereais, verduras, frutas e carnes magras. É importante não abusar de sal, álcool, alimentos com alto teor de açúcar e gordura, principalmente a gordura trans que estão presentes em alimentos industrializados como sorvete, biscoito, bolacha recheada, batata frita.
O exercício físico regular é outro hábito que devemos cultivar. Serve como válvula de escape para extravasar as tensões do dia-a-dia, além de proporcionar uma melhora da capacidade cardiorrespiratória, importante para a manutenção do nível de gorduras, do açúcar no sangue, do peso do corpo.
Agora é importante lembrar que se você é daquelas pessoas que só faz atividades esporadicamente como um futebol ou corrida nos finais de semana, saiba que isso não traz qualquer benefício à saúde, muito pelo contrário. Ele aumenta o risco de lesões e o mais grave, pode complicar problemas cardíacos pré-existentes. Uma boa atividade física deve ter frequência mínima de três vezes na semana e duração de 30 a 60 minutos. Caso sinta dor no peito, falta de ar, tontura ou palpitação, interrompa o exercício e procure seu médico para uma avaliação mais detalhada.
A MEDCOR Brasília faz o seu check-up completo. Na clínica, localizada no Sudoeste, você consegue fazer sua consulta e todos os exames em um único local.
Posts Relacionados
Problemas cardíacos? Saiba quando ligar o alerta
Os especialistas afirmam que o índice de mortes por problemas cardíacos é alto...
6 dicas para ajudar a prevenir doenças cardíacas
A maioria dos pacientes da Medcor Brasília sempre pergunta porque eles tem...
Por que exames pré-operatórios são importantes?
Muitas vezes o procedimento é simples e fica aquela dúvida na cabeça do paciente:...
Por que estou cansado o tempo todo?
A Medcor Brasília tem psiquiatras que podem a te ajudar a encontrar um...