Saiba quais são os cuidados para evitar a pressão alta
A pressão alta, é o mais importante fator de risco para doenças cardiovasculares graves como o infarto do miocárdio, ataque cardíaco, e os acidentes vasculares cerebrais (derrames). Atualmente a medida da pressão arterial considerada “normal” fica entre 14 por 9, porem, em muitos casos as pessoas não conseguem manter esse nível regular.
Apesar de não haver estudos amplos a respeito do tema no Brasil, recente pesquisas universitárias confirmam uma estimativa da prevalência da hipertensão arterial em adultos no Brasil em cerca de 30%.
A presença de fatores de risco cardiovasculares contribui com 88,5% das mortes por doença cardiovascular, ou seja, apenas 11,5% destas mortes NÃO estão relacionados aos fatores de risco cardiovasculares.
Então, a hipertensão arterial (pressão alta) é o fator isolado mais importante para a perda de anos de vida dentre todos os fatores avaliados, ultrapassando a desnutrição infantil que era o principal fator na última avaliação em 2000.
Como a hipertensão arterial sistêmica NÃO causa sintomas, não podemos confiar apenas em se sentir bem para sabermos que não temos pressão alta ou mesmo de que ela está sob controle. Por isto, cada vez mais indicamos o autocontrole como forma de diagnóstico e controle facilitando o atingimento de metas e consequentemente diminuindo o risco relacionado a este fator de risco.
Na Medcor Brasília nossa equipe de médicos esta preparada para fazer um check-up completo para avaliar a saúde do seu coração. Agende já uma consulta.
Posts Relacionados
Saiba quais são os cuidados para evitar a pressão alta
A pressão alta, é o mais importante fator de risco para doenças cardiovasculares...
Dez dicas para um coração saudável
Nossos cardiologistas aqui em Brasília te ajudam a ter um estilo de vida...
Por que devo procurar um cardiologista?
Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que as doenças...
Café faz mal para o coração? Saiba o que é mito
Essa é uma pergunta muito frequente nos consultórios e sempre respondo que...