Problemas cardíacos? Saiba quando ligar o alerta.
Os especialistas afirmam que o índice de mortes por problemas cardíacos é alto porque as pessoas demoram perceber os sintomas e fazer exames, para descobrir se estão doentes e procurar tratamento.
É claro, que se você sentir pontadas violentas no coração vá direto ao hospital, mas há alguns sintomas que não são tão intensos assim – e eles podem variar de pessoa para pessoa. Quer ver um exemplo simples que muda muito por uma questão de gênero. Homens tendo um ataque cardíaco sentem muita dor e falta de ar, já as mulheres se sentem cansadas e enjoadas.
Viu só a diferença de sintomas? Como é difícil entender essas reações, alertamos pessoas do grupo de risco como idosos, obesos, fumantes, diabéticos ou pessoas que tenham outros casos de problemas cardíacos na família, a irem para o hospital se sentirem uma pequena queimação no peito.
A Clínica MEDCOR Brasília atende diversas especialidades cardiológicas e faz todos os exames para identificar e tratar possíveis problemas. Mas vamos adiantar aqui cinco sintomas que NÃO devem ser ignorados de jeito nenhum.
Desconforto no peito – dor no peito é o sintoma mais clássico, mas nem todos os ataques cardíacos causam dor. A dor geralmente é localizada um pouco mais a esquerda do centro do peito. E, no caso das mulheres, elas podem sentir queimação.
Tontura – as arritmias cardíacas podem causar tonturas ou até desmaios quando a pessoa tem um ataque cardíaco. Outra indicação é uma mudança brusca no batimento, ou uma aceleração muito grande do pulso.
Fatiga – acontece especialmente entre as mulheres. O cansaço constante pode ser um sintoma de falhas cardíacas.
Dor em outras partes do corpo – a dor pode começar nos braços, cotovelos, no pescoço, na mandíbula e no abdômen.
Dificuldade de respirar – além de indicar asma ou de obstrução crônica pulmonar, esse sintoma é indicativo de ataque cardíaco.
Posts Relacionados
Café faz mal para o coração?
Essa é uma pergunta muito frequente nos consultórios e sempre respondo que...
Como manter a saúde em dia e o coração forte
A dica é simples: uma boa alimentação e exercícios físicos regulares são as...
Qual é a relação do coração com o AVC ?
Conhecido popularmente como derrame, o AVC é causado pela falta de sangue em...
Saiba como identificar uma arritmia cardíaca
Nem sempre um paciente consegue identificar os sinais de uma arritmia cardíaca....